O que são recebíveis de cartão de crédito e como fornecedores podem usá-los para aumentar as vendas
São muitos os termos que ouvimos para descrever operações financeiras e realmente é difícil memorizar todos eles, mas conforme a importância, alguns vão se tornando frequentes. Um termo que agora está na moda é o termo recebíveis de cartão de crédito. Vou usar de algo antigo para explicar o novo da forma mais simples possível. Há uns 15 anos atrás, quando alguém queria comprar algo parcelado, havia a opção de pagar em cheques pré-datados.
Neste caso, o comprador do produto emitia dez folhas de cheque, sendo a primeira para ser descontada em 30 dias, a segunda em 60 dias, a terceira em 90 dias e assim sucessivamente. Os recebíveis de cartão de crédito são como cheques pré-datados, cuja inadimplência é praticamente zero.
Atualmente, quando um consumidor faz uma compra e escolhe pagar em dez vezes no cartão de crédito, cada parcela do cartão a ser recebida pelo lojista é como um cheque pré-datado do consumidor. Cada cheque(parcela do cartão) tem um valor e uma data para ser compensado. Assim como se fazia com cheques pré-datados, ou seja, um lojista que repassava seus cheques pré-datados para o fornecedor, agora pode ser feito com recebíveis de cartão, ou seja, é possível transferir uma parcela de recebível de cartão para um fornecedor.
Essa operação é possível graças à resolução número 3952 do Banco Central do Brasil que criou as companhias registradoras, que funcionam como cartórios que registram todas as informações de recebíveis de cartão transacionados no país e permitem que as empresas negociem esses recebíveis. A Pague Recebível permite que distribuidores e lojistas negociem ou usem recebíveis como garantia para vendas parceladas. Veja como funciona na figura abaixo.
Esse tipo de operação pode viabilizar o aumento de vendas para os fornecedores, pois eles podem vender aos seus lojistas usando os recebíveis dos mesmos como forma de pagamento ou como garantia para um ou mais boletos emitidos. Com isso, é possível vender a clientes com baixo score sem assumir o risco de inadimplência, pois negociando em recebíveis a inadimplência é zero.
Por que a inadimplência é zero nesta operação?
Uma dúvida que sempre aparece é sobre o porquê da inadimplência zero para uma operação que usa recebíveis como meio de pagamento. O fato é que quando um lojista cede seus recebíveis para um distribuidor, quem vai pagar pelos recebíveis é a operadora da maquininha de cartão(Stone, Rede, Cielo, etc), ou seja, uma instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil. Há a possibilidade muito remota de algum recebível ser alvo de um chargeback(quando o portador de um cartão não reconhece uma compra e o recebível é cancelado)mas neste caso, dada a flexibilidade da operação, é possível utilizar outro recebível do lojista para substituir o recebível que foi alvo de chargeback.
Em que tipo de operação posso usar recebíveis como meio de pagamento?
Há diferentes contextos em que os recebíveis de cartão podem ser usados para melhorar os negócios entre fornecedores e lojistas. Se o fornecedor faz suas vendas no cartão de crédito parcelado e passa a usar recebíveis como forma de pagamento, essa mudança fará com que ele reduza bastante o valor das taxas que paga para as operadoras de máquinas de cartão. Se o fornecedor vende no boleto e tem alta taxa de inadimplência, ele pode zerar essa taxa usando recebíveis de cartão como garantia. Se o fornecedor quer expandir as suas vendas para novos clientes que ele ainda não tem relacionamento ou mesmo clientes que tem baixo score de crédito, ele pode vender tranquilamente e aumentar seus lucros com operações seguras e sem risco de crédito.
Como faço para usar recebíveis como meio de pagamentos para as minhas vendas?
A Pague Recebível é especializada em entender o seu contexto e necessidade e modelar em conjunto com o cliente a operação financeira que melhor se encaixa para a sua demanda. Orientamos todo o processo de cadastramento junto ao sistema de registro de recebíveis e provemos toda a infraestrutura necessária para que a empresa opere com segurança e credibilidade. Nossa infraestrutura conta com toda a integração ao sistema de registro, mais o nosso banco digital que permite o recebimento seguro e confiável dos recebíveis, bem como a conciliação de todas as operações realizadas em nossa plataforma. Cuidamos de tudo para que você possa usar recebíveis como se estivesse usando qualquer outro meio de pagamentos digital.